Apresente no congresso

Veja como fazer a submissão de trabalhos

VII Congresso da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino

Veja como fazer a submissão de trabalhos

A Comissão Organizadora do VII Congresso da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino convida a todos os gestores, profissionais e estudantes a participarem deste evento, importante espaço para divulgação e discussão da produção científica e de experiências inovadoras nesta área, momento único para atualização e fomento de novas perspectivas voltadas para os desafios da atualidade dos Hospitais de Ensino. 

Assim, é com muito entusiasmo que aguardamos as contribuições dos participantes para a submissão de Temas Livres e, antecipadamente, agradecemos a submissão de seu resumo, indispensável para o sucesso deste evento.

A Comissão de Temas Livres selecionará os resumos de trabalhos científicos ou resumo de projetos de trabalhos científicos, que deverão ser apresentados sob a forma de Pôster Digital, durante o Congresso. Os autores serão informados sobre a modalidade de apresentação, data, hora e local, com antecedência mínima de 30 dias do evento.

Orientações para submissão de resumos

Abaixo as normas estabelecidas para submissão de seu resumo estruturado:

  • Os resumos serão enviados à comissão julgadora, portanto, preencher de forma correta e com atenção todos os dados é importante;
  • Para serem aceitos, os trabalhos deverão obedecer às normas propostas;
  • O autor principal (primeiro autor), responsável pela apresentação do trabalho, em caso de aceite, deverá estar obrigatoriamente inscrito no VI Congresso ABRAHUE;
  • No ato da submissão do resumo será necessário o nome completo de todos os autores, e seu vínculo institucional, totalizando até 5 (cinco) autores.
  • Os textos deverão ser escritos com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5, margens. O resumo não poderá exceder 3.500 caracteres, com espaço no total, sem parágrafos e sem citações bibliográficas, e conter os seguintes tópicos, considerados obrigatórios:
    • Resumo de trabalhos Científicos:
      • Introdução; 
      • Objetivos; 
      • Método; 
      • Resultados; 
      • Conclusões.
    • Resumo de Projetos de trabalhos científicos:
      • Introdução;
      • Objetivos; 
      • Método; 
      • Resultados esperados.
  • Não é necessário informar referências bibliográficas no resumo.
  • Palavras-chave: utilizar até cinco, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde (www.bvs.br);
  • Os trabalhos serão avaliados pelos membros designados pelas Comissões Científica e Organizadora do Congresso. Os trabalhos serão avaliados em 5 itens, pontuados de 0 (zero) a 2, a saber:
    • originalidade
    • metodologia
    • análise e aproveitamento dos resultados
    • relevância
    • redação. 
      • Os trabalhos que atingirem as maiores notas concorrerão aos prêmios específicos de cada área.
  • Os resumos deverão ser submetidos a apenas 1 (um) dos 4 (quatro) temas estabelecidos para este seminário e que estão listados a seguir:
    • Tema 01: Ensino-pesquisa nos hospitais de ensino
    • Tema 02: Inovação e incorporação de novas tecnologias
    • Tema 03: Sustentabilidade e gestão.
    • Tema 04: Segurança do paciente
  • O autor deverá consultar o site do Congresso, após aprovação, para saber a data, local e horário da apresentação.
  • Os trabalhos que atingirem as maiores notas em cada tema, concorrerão aos prêmios específicos de cada área.
  • Um modelo de apresentação em Power Point estará disponível após a divulgação dos trabalhos selecionados.

Regulamento de submissão de trabalhos científicos

Para serem aceitos, os trabalhos deverão obedecer às normas propostas:

  • No ato da submissão do resumo será necessário o nome completo de todos os autores (até 8 autores), e seus respectivos e-mails.
  • Apenas serão aceitos resumos de trabalho completo com descrição de resultados.
  • Qualquer informação que identifique os autores do artigo deverá ser removida do documento;
  • Em caso de aceite, o resumo será reproduzido conforme enviado pelo autor. Estas informações serão utilizadas para certificados, sem possibilidade de correção após o envio.


A aceitação dos resumos estará condicionada à avaliação por parte da Comissão Científica. Cada resumo será analisado por dois avaliadores. Os avaliadores emitirão notas e pareceres individuais quanto à “recomendação” ou “não recomendação” do resumo. Em caso de empate, será considerada se a nota média dos dois avaliadores foi superior a 50% para aprovação de decisão final.

Avaliação dos trabalhos aceitos

Os trabalhos serão avaliados pelos membros designados pela Comissão Científica e Organizadora do Congresso. Os trabalhos serão avaliados em 5 itens, pontuados de 0 (zero) a 5, a saber: originalidade, metodologia, análise e aproveitamento dos resultados, relevância e redação.

Cronograma para submissão de trabalhos

Início do prazo de submissão dos resumos;

Fim do prazo de submissão dos resumos;

Divulgação dos trabalhos aprovados;

Divulgação do local, data e horário de apresentação ou exposição dos trabalhos;

Apresentação/Exposição dos trabalhos no evento.

** Aos aprovados, será enviado um modelo de apresentação informando como deve ser feito a apresentação para avaliação durante o congresso.

Submissão de trabalhos

Informações gerais